• ?

Publicado em 16/04/2019 às 09:00 - Atualizado em 16/04/2019 às 09:04

Secretário Alexandre Fagundes liderou chapa 1, que saiu vencedora do pleito
Créditos: Divulgação/Cosems/SC Baixar Imagem

Durante a realização do 70º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido na última semana em Piratuba, também esteve em pauta a eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC). Duas chapas concorriam ao pleito, sendo que a chapa 1 vinha sendo liderada pelo secretário de Saúde de Cunha Porã, Alexandre Lencina Fagundes.

Tinham direito a voto os 295 secretários municipais de Saúde do Estado, desde que estivessem presentes no evento. A eleição ocorreu no dia 12 de abril, contando com a participação de 194 gestores aptos a votação. Com maioria dos votos, 124 ao total, contra 70 da chapa opositora, foi eleita a chapa de Alexandre Lencina Fagundes, que passou ao comando do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) para o período 2019/2020.

Fagundes destaca a honra e responsabilidade de estar à frente dos 295 municípios catarinenses para defender os direitos e interesses municipalistas, especialmente no que tange a saúde dos catarinenses. “Para Cunha Porã e toda macrorregião Oeste é importante a representação no Conselho, possibilitando voz, principalmente quando se refere a distância da Capital, onde fica a concentração maior dos serviços”, menciona.

Com relação a expectativa frente ao cargo, o secretário de Saúde de Cunha Porã assinala que a intenção é melhorar a cada dia o acesso da população ao serviço público de saúde, além de trabalhar para todas as regiões do Estado. “Já estamos mantendo contato com as lideranças do Estado e também, em breve, haverá um diálogo com a esfera federal. No entanto, o objetivo é buscar sempre a viabilidade dos serviços ofertados na saúde e fazer esta ponte entre o Estado e os municípios”, pontua o novo secretário do Cosems/SC.

Diretoria Executiva

Presidente: Alexandre Lencina Fagundes – Cunha Porã/Região Oeste;

1º vice-presidente: Manuel Del Omo – São Bento do Sul/Região Norte;

Secretária: Sueli de Oliveira – Rio do Sul/Região Vale do Itajaí;

Secretária-adjunta: Elixsandra da Silva Mota – Meleiro/Região Sul;

Tesoureira: Bruna Larissa Muniz – Palmeira/Região Serra;

Tesoureiro-adjunto: Luís Fernando Peruchini – Luzerna/Região Meio Oeste.

Conselho Fiscal

Titulares:

Jaqueline Previatti – Mafra/Região Norte;

Simão Hasckel – Dona Emma/Região Vale do Itajaí;

Celso Vilmar Brancher – Joaçaba/Região Meio Oeste;

Alan Felippe – Vargeão/Região Xanxerê;

Francismari Rossi Lessa – Gravatarí/Região Laguna.

Suplentes:

Mauro Franscisco Risso – Jardinópolis/ Região Oeste;

Marivaldo dos Reis Santaisabel – Porto União/Região Norte;

João Paulo Garcia – Galvão/Região Xanxerê;

Sérgio Inácio Buche – Santa Helena/Região Extremo Oeste;

Robson Francisconi – Morro da Fumaça/Região Carbonífera.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}