• ?

Protetores Ambientais conhecem Aterro Sanitário da T.O.S.

Publicado em 11/07/2019 às 09:13 - Atualizado em 11/07/2019 às 09:19

Grupo visitou aterro localizado no município de Saudades
Créditos: Viviane Seben/Ascom Prefeitura Baixar Imagem

Alunos do Programa Protetor Ambiental de Cunha Porã realizaram na tarde de quarta-feira (10) mais uma viagem de estudos, desta vez ao Aterro Sanitário da T.O.S. Obras e Serviços Ambientais, do Grupo Tucano, localizado no município de Saudades. Os alunos estiveram acompanhados do instrutor do Programa policial militar ambiental Gilberto Pilla, da secretária-adjunta de Educação Eliane Becker, coordenadora pedagógica Mara Becker, além do motorista Gilson Friedrich e o pai de um dos estudantes.

No local o grupo foi recebido pelo engenheiro civil Pierre D’Agostini Tebaldi, que explicou os processos da coleta seletiva, desde a recolha nos municípios até a separação e destinação de cada material reciclável. Segundo ele, o Aterro Sanitário de Saudades conta com uma área utilizada de 6 hectares e está em operação há quase 30 anos.

Durante a visita os jovens estudantes observaram o trabalho de triagem dos resíduos, e processos de acondicionamento do material junto ao solo, que conta com controle e monitoramento de líquidos e emissão de gases. Além disso, visitaram as estações de tratamento do chorume – líquido proveniente da drenagem do aterro.

Conforme Tebaldi, há uma preocupação com o meio ambiente e por isso o aterro funciona com todas as licenças do Instituto do Meio Ambiente (IMA), buscando reduzir os impactos ambientais de acordo com padrões técnicos. No decorrer da visita os estudantes também tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e esclarecer dúvidas.

A viagem de estudos ao Aterro Sanitário de Saudades faz parte das disciplinas ministradas dentro do Programa Protetor Ambiental, que é desenvolvido pela primeira vez em Cunha Porã através de parceria entre Polícia Militar Ambiental, Governo Municipal de Cunha Porã, Secretaria de Educação e Sicoob.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}