• ?

Em um mês, Coleta Seletiva resulta em mais de nove mil quilos de material reciclável

Publicado em 12/08/2019 às 13:47 - Atualizado em 12/08/2019 às 13:47

Representantes do Executivo e Grupo Tucano avaliaram primeiro mês de atividade
Créditos: Viviane Seben/Ascom Prefeitura Baixar Imagem

O município de Cunha Porã e o Grupo Tucano, por meio da T.O.S. Obras e Serviços Ambientais, deram início no dia 3 de julho a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, ação que tem por objetivo dar o destino correto aos materiais, tanto orgânicos como recicláveis.

A recolha dos resíduos sólidos vem sendo realizada duas vezes por semana, nas quartas-feiras e sábados, a partir das 10h. Já as rotas de coleta de lixo orgânico tiveram sequência sem alterações, conforme cronograma que vinha sendo cumprido.

Passado um mês de atividades, e para ter um retorno quanto a eficiência da coleta e a cooperação por parte da população, na última semana o secretário de Desenvolvimento Econômico e também membro do Conselho Municipal de Resíduos Sólidos, Sedenir César Kipper, esteve reunido com representantes do Grupo Tucano, na sede da empresa em Maravilha.

De acordo com os dados deste um mês de Coleta Seletiva - 3 de julho a 3 de agosto - foram destinados à reciclagem o montante de 9.590 quilos. Já dentro do período de 1º a 31 de julho o montante é de 8.940 quilos, que, conforme contrato entre município e empresa, resulta no retorno de R$ 0,065/quilo, e somou R$ 581 a ser aplicado em novas ações de preservação ao meio ambiente.

Na avaliação de Kipper, o resultado deste um mês de atividades alcançou a meta prevista, graças ao apoio da população e engajamento de várias pessoas, entidades, empresas e voluntários que vem contribuindo na divulgação desta ação. “Solicitamos que as pessoas que ainda não tiveram consciência da importância da separação dos resíduos, para que se sensibilizem e façam sua parte na Coleta Seletiva. Nosso objetivo é aumentar a cada mês o volume de materiais que podem ser destinados à reciclagem, e desta forma contribuir com o meio ambiente e com as futuras gerações”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cunha Porã.

Reciclagem: Faça sua parte

Os números positivos deste primeiro mês de Coleta Seletiva evidenciam a importância de a população seguir fazendo sua parte e separando os resíduos produzidos em suas casas e estabelecimentos comerciais, no intuito de contribuir com o meio ambiente e também para o desenvolvimento de Cunha Porã.

A coleta de resíduos recicláveis é feita todas as quartas e sábados, e a orientação é que cada munícipe separe seu lixo, colocando em sacos plásticos de até 50 quilos, bem fechados, depositando nas lixeiras nos dias especificados.

Fazem parte da Coleta Seletiva os papéis como: jornais, revistas, papel rascunho, cadernos e envelopes; caixinhas de leite; papelão e caixas em geral. Nos plásticos estão as garrafas pets, tampas e potes; embalagens de produtos de limpeza; sacolas plásticas e tubos de pvc.

Vidros que podem ser reciclados são os copos, potes, frascos e garrafas. Nos metais reaproveitáveis estão latas de alumínio e embalagens de aerossóis; panelas sem cabo e tampinhas de garrafas; além de ferragens, arames, chapas e cobre. Os isopores também estão incluídos na coleta seletiva

Em caso de dúvidas os munícipes podem buscar esclarecimentos na Prefeitura pelo telefone: 3646 3300 e com a T.O.S. Obras e Serviços Ambientais pelo telefone: 3664 0187.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}