Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Desafios do professor digital pauta capacitação com profissionais

Publicado em 14/09/2020 às 16:22 - Atualizado em 14/09/2020 às 16:27


Créditos: Ilustração Baixar Imagem

A Secretaria de Educação de Cunha Porã preocupada com a continuidade da formação para os professores da rede municipal de ensino frente às novas tecnologias das aulas não presenciais decorrentes da pandemia por coronavírus, e pensando em novas técnicas diante do futuro da educação, ofereceu uma semana pedagógica aos professores da educação infantil e do ensino fundamental.

A semana pedagógica, cujo tema central tratou sobre os desafios do professor digital, ocorreu de forma on-line, entre o fim de agosto e início do mês de setembro, atendendo aproximadamente 105 profissionais, sendo coordenada pela Faculdade Unina, do Paraná - polo de Romelândia, e somando 40 horas de atividades.

Entre as pautas tratadas pelos palestrantes estiveram: “A adequada apropriação da cultura digital: professores protagonistas”, com o profissional Eduardo Miranda; “Reinvenção de carreira”, com o palestrante Marcelo Tas; “Educação 5.0: metodologias ativas e o professor digital”, com Wanderlane Gurgel. Além de “Aprendizagem em aulas não presenciais”, com Regina Shudo; e “As competências sócio emocionais fortalecendo o educador na era digital”, com Eduardo Shiniashiki.

Conforme a equipe da Secretaria de Educação de Cunha Porã, o curso foi de grande valia e aprendizado aos profissionais, pois tratou de um novo olhar frente à educação neste momento de pandemia, com despertar para um novo viés a ser trabalhado no atual cenário. “Tanto educação quanto professores estão passando por transformações e se reinventando, por isso é necessário buscar a formação continuada para atender as novas demandas que surgem, assim como os desafios futuros”, citam.

Na avaliação dos professores que integraram a semana pedagógica, foi uma capacitação positiva no sentido de trabalhar o lado profissional. Mas, ao mesmo tempo, o curso veio ao encontro da valorização do ser humano no atual cenário vivenciado.